Como o Natal está chegando e eu amo demais essa época, eu não poderia deixar de fazer uma postagem especial de natal. Fiquei pensando em algo que combinasse com o principal tema do blog ~viagens~, e nada melhor do que falar de outras culturas. Então, o post de hoje falará um pouco sobre como é comemorado o Natal em alguns países ao redor do mundo.


Estados Unidos

Nos EUA, uma das tradições é deixar leite e biscoito para Santa Claus. O bom velhinho vai deixar presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano nas meias penduradas nas lareiras, e deixa carvão para aquelas crianças que se comportaram mal. Alguns presentes são deixados em baixo da árvore de Natal, e essas árvores geralmente são pinheiros de verdade. Os presentes são abertos na manhã do dia 25 de dezembro.

França

Uma tradição cultivada na França na época do Natal é a reconciliação. No dia 25 de dezembro, muitos franceses praticam a chamada reconciliação do Natal, a pessoa vai até a casa de alguém que ele considera um inimigo para fazer as pazes com ele. Há também a tradição de se deixar queimar uma tora de madeira da noite de Natal até a virada do ano, pois eles acreditam que com isso conseguirão garantir uma boa colheita no ano seguinte. O Père Noel tem como ajudante o Père Fouetard, que seria encarregado de informar ao bom velhinho quais crianças se comportaram bem durante o ano.

Itália 

Já na Itália, no dia 5 de janeiro, as crianças esperam a chegada de uma figura mágica que vai trazer doces e outras guloseimas para elas. Mas essa figura não é o Papai Noel, e sim uma bruxa chamada La Befana. Ela desce pelas chaminés das casas, segurando um cabo de vassoura, levando consigo vários presentes. As crianças italianas deixam vinho e biscoitos para a velha bruxa. Dizem que o motivo de sua generosidade seria fruto de arrependimento: ela teria negado abrigo e comida aos Reis Magos, quando eles seguiam para visitar Jesus, e agora ela tenta se redimir.

Austrália

Para os australianos, o natal começa no almoço do dia 25 de dezembro, e eles comem o tradicional peru, pudim de ameixa e frutos do mar. Algumas pessoas passam o natal na praia, já que nessa época é verão por lá, como aqui no Brasil. As casas são decoradas com muitas flores e plantas, tudo bem adaptado à estação!

México 

No México, procissões chamadas de Posadas são realizadas do dia 16 a 24 de dezembro. Tais procissões simbolizam o caminho feito por José e Maria, pais de Jesus, antes dele nascer. Os mexicanos que participam da tradição levam o retrato de José e Maria de casa em casa pedindo abrigo até serem recebidos por alguma família. Outra tradição seria a la piñata, que é um grande enfeite cheio de doces, em forma de pássaro, avião ou boneca, que fica pendurado na árvore. As crianças, de olhos vendados, furam a la piñata para os doces caírem.

Holanda

Para os holandeses, o Natal acontece no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. O Papai Noel chamado de Sinterklaas chega montado em um cavalo branco, acompanhado pelo seu ajudante, o Zwarte Piet (“Pedro Preto”, em português), que limpa chaminés. Ele é representado por pessoas com a cara pintada de preto, lábios de vermelho e peruca black power, que desfilam no dia 5 de dezembro. Essa tradição é bem polêmica por casa do seu caráter racista.

Venezuela

Entre os dias 16 e 24 de dezembro, as crianças da capital venezuelana costumam ir à primeira missa, a Missa de Agrinalda, de patins. Em vários bairros, as ruas são fechadas para os carros até cerca de oito horas da manhã, para que as crianças possam patinar livremente. Uma curiosidade é que na noite anterior à missa, muitas delas amarram um barbante no dedão do pé e colocam a outra extremidade do barbante pendurado para a fora da janela. Pois, dessa forma, os primeiros patinadores que passam para ir para a missa vão dando um puxão nos barbantes para acordar os mais preguiçosos.

Gostaram de saber mais sobre o natal em outras culturas? Sabiam de alguma dessas curiosidades? Me contem nos comentários :)
Desejo para todos um Natal cheio de alegrias e comunhão!
Feliz Natal!

Tata.


36 Comentários

  1. Nossa, são bem diferentes de nós! O dos EUA eu já conhecia (valeu, filmes!) e gostei do australiano, parece com o nosso x)
    beijosss!

    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito diferentes, cada um do seu jeito especial.
      Beijos <3

      Excluir
  2. Que lindo
    É muito bom em sabe que todos ainda respeita esse dia tão sagrado pra nois ne

    ResponderExcluir
  3. Ou seja, o nosso é uma mistura de todos...RS RS RS
    Achei bem bacana e curioso o Natal italiano
    Gostei do seu post 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha sim.
      O italiano é bem legal, né?
      Beijos <3

      Excluir
  4. Muito diferente mesmo né?
    No ano passado eu passei em NY e vi como é diferente do Brasil

    ResponderExcluir
  5. Sou louca pra conhecer todos esses lugares e a cultura é bem diferente!!! Amei Sucesso pra tir! !

    Blogmiluz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu pudesse, todo ano passava o Natal em um lugar com cultura diferente.
      Beijos <3

      Excluir
  6. Nossa super amei, adoro conhecer tradições de outros países, e sao tao diferentes das nossas neh....muito bacana ameii

    ResponderExcluir
  7. Que chique adorei conhecer os natais diferentes 😉

    ResponderExcluir
  8. Adorei a ideia de acordar preguiçosos! kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Não sabia dessas variedades não! Eu Adorei!! Austrália foi a que mais me cativou❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal! O Natal da Austrália é bem bacana!
      Beijos <3

      Excluir
  10. Acho muito lindo como eles comemoram nos EUA, quem dera se no Brasil fosse assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo a tradição americana também!
      Beijos <3

      Excluir
  11. Olha Tata muito bom seu post, Eu fiquei feliz em saber da tradição dos franceses.. 😘 Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  12. nossa que legal conhecer um pouco mais da cultura dos outros países...
    só conhecia dos EUA por causa de filmes e seriados... rs

    Kisses!
    Blog Sem Desperdício!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo conhecer mais sobre outras culturas!
      Beijos <3

      Excluir
  13. Dá para perceber como em cada país a cultura é bem diferente em relação as tradições do Natal :)
    Seu post ficou bem interessante e informativo, parabéns! Boas festas :*

    ResponderExcluir
  14. É legal conhecer um pouco de como é em cada lugar..

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Os seus posts maravilhosos como sempre!! Olha ela hahahahah amei saber um pouco de cada lugar <3
    Beijos,
    www.blogbelacombatom.com

    ResponderExcluir
  16. Que post incrível. Eu sou louca por curiosidades então amei esse post. Os países que nais achei interessantes a tradição (por eu não saber) foram Itália e Holanda. Não sei se realmente tem caráter racista o rito, já que a figura me pareceu muito com o nosso Saci... Bem, de todo modo o fato de comemorarem no dia 6 é bem peculiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paula!
      É, um rito bem racista ainda nos dias de hoje, uma pena.
      Beijos <3

      Excluir
  17. Tarsila, sempre bom passar aqui pelo seu blog e conhecer um pouco sobre cultura diferente e suas viagens. Não sabia destas diferenças. Super beijo

    ResponderExcluir
  18. Adorei saber um pouquinho sobre as tradições de outros países. A Itália é super diferente do que estamos acostumados a presenciar no natal, achei bem interessante. Bjs

    ResponderExcluir