Eu sofro bastante com a crise dos 20. Provavelmente você já ouviu falar nela. É algo que acontece quando estamos saindo da da juventude e entrando na fase adulta, período em que somos jovens adultos
A fase entre os 20 e 30 anos é uma fase muito importante na vida de todos nós. Geralmente é quando fazemos nossas maiores escolhas, como qual curso na faculdade fazer, onde trabalhar, quais são os planos para o futuro. Também é, de maneira geral, quando você conhece a pessoa com quem você vai se casar, começa a pensar em ter filhos e construir uma vida juntos. Juntar dinheiro, arranjar um lugar para morar, garantir uma aposentadoria confortável. Há tantas coisas que acontecem dos 20 para os 30 anos. Você praticamente define seu futuro profissional e amoroso. Como vai ser o resto de nossas curtas vidas.

Essa crise já tem me maltratado a dois anos, e espero que ela passe logo. Não quero envelhecer rápido, só quero que esse sentimento passe. 
Tenho 22 anos, curso meteorologia, sem nenhum diploma na mão, tenho o sonho de trabalhar na área de cinema, fotografia, línguas ou culinária. Ainda tenho dois anos de graduação pela frente, para depois decidir com o que vou trabalhar. Namoro à distância, e não sei como vou fazer para morar perto do meu namorado. 
Então não sei se penso em um emprego aqui no Brasil mesmo, ou se fico tentando ir para o país dele. São muitas incertezas pela frente, e o desespero está sempre me acompanhando nessa trajetória.

Mas é normal se desesperar de vez em quando. Só não deixe que isso tome conta de você.
Sua vida não se resume a uma carreira profissional bem sucedida, ou ter uma família construída aos 30 anos. Não tenha pressa, tudo vai acontecer no tempo certo. 
E se você encontrar seu amor aos 35? 
E se você quiser largar tudo e viajar por anos? 
E se você só se formar depois dos 30?
E se só conseguir um emprego relativamente estável aos 40?
O mundo está cheio de possibilidades, não existe um roteiro pelo qual sua vida deve se basear, lute pelos seus sonhos, dê o seu máximo para alcançar seus objetivos, e se não der certo, tente mais uma vez. O importante é se esforçar, muitas batalhas virão, e você pode até perder algumas, mas é você quem decide se vai continuar até vencer a guerra. Não desista. E se tudo isso não acontecer antes dos 30 anos, tudo bem, você ainda tem uma vida inteira pela frente.

Tata.


13 Comentários

  1. Oi flor, tudo bem?

    Teu post foi para refletir mesmo viu? Me identifiquei com muita coisa que você falou. Obrigada por compartilhar suas experiências conosco, é bom pq assim vemos que isso é mais comum do que se imagina.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo bem esse turbilhão de sentimentos que você está passando agora. Quando tinha essa idade, várias vontade e incertezas faziam parte do meu dia a dia. Hoje, aos 35, estou mais serena e certa das minhas decisões e feliz com as minhas escolhas. Espero que alcance o que almeja e seja feliz, pois isso é o que importa.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero! Quero aprender a conviver com essas incertezas e tentar alcançar os meus objetivos.
      Beijos!

      Excluir
  3. Que ótimo post hein!! Bom, eu estou com 25 anos e já tive a crise "E se só conseguir um emprego relativamente estável aos 40?" isso bate uma tensão horrível.. E o tempo vai passando né?! Horrível msm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem ruim, mas a gente tenta conviver com ela haha
      Espero que passe logo.
      Beijos!

      Excluir
  4. Flor, não se desespere mesmo rrs crise de verdade você verá aos 30 kkkk além da cobrança da sociedade vc passa pela sua cobrança também, por tudo o que planejou e não conseguiu cumprir ou tudo que deixou de planejar e agora (parece) ficou tarde demais rsrsrs
    Eu não tive a crise dos 20 mas sofri 2 anos com a crise dos 30 rsrs acho que como vc disse é normal só não podemos nos abalar demasiadamente com isso rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, se minha crise dos 20 já está assim, imagine a dos 30. A sociedade nos cobra demais, mas a gente tem que tentar não se sentir tão pressionada assim por ela.
      Beijos!

      Excluir
  5. Tudo passa... e graças a Deus que passa...
    Nada como o tempo para colocar tudo no seu devido lugar

    ResponderExcluir
  6. Muito verdade isso! Me identifiquei bastante

    www.livingtodye.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ai menina, te falo que a crise dos 20 não são nadaaa em relação a dos 30 haha!
    Tudo tem seu tempo e aproveitem muiiiitooo essa fase pois é única! Aproveitem pra se aventurar no que for preciso, não se preocupe pois tudo tem seu devido tempo.
    Bjj
    LetS
    www.leticiaseki.com

    ResponderExcluir