Uma leitora do blog, Carolina Santos, entrou em contato comigo para fazer uma colaboração com o blog, e me mandou um artigo muito interessante que pode ajudar muitos do vocês. Espero que vocês gostem, assim como eu gostei :)

Tata
Conseguir arrumar um emprego nesta altura por vezes não é a coisa mais fácil, especialmente quando é numa área muito especifica onde atualmente existe mais oferta que procura.
A parte pior de tudo isto é que o dinheiro deixa de entrar, mas ele continua a sair, as contas não param de vir e a gente precisa de virar de alguma forma.
Apesar de tudo isto existem certas coisas que você pode fazer para arrumar emprego mais facilmente, sendo algumas delas para fazer antes de ter de procurar, outras durante e outras depois.
Veja quais são essas dicas para perceber melhor o que estou a falar:

1. Se Registar em Sites de Empregos ou Recrutamento de Empresas
É algo muito básico, mas que muitas pessoas ainda não o fazem, especialmente as de mais idade que muitas vezes têm um pouco de medo de mexer na Internet.
A verdade é que dificilmente o emprego lhe vai cair aos pés sem você ter de fazer nada… Só se tiver alguém conhecido que lhe arrume emprego ou o ajude a entrar na empresa.
Se precisa mesmo de trabalho então procure em todo o lado ofertas de empresas que procuram pessoas na área que você trabalha e aumente as chances de encontrar emprego.
Grandes empresas são os sítios mais fáceis, pode ver aqui neste site muitos das páginas de recrutamento dessas empresas.
Se por acaso viver em Portugal e não no Brasil, então tente este site aqui.

2. Aprenda uma Língua Estrangeira
Saber uma língua estrangeira é uma ótima adição ao seu currículo e que fará você ter muito mais chances de conseguir um emprego em vários sítios.
Tem até muitos deles onde saber determinada língua é um requisito e isso elimina logo muitas pessoas que seriam suas concorrentes.
A escolha mais lógica será o inglês, mas caso você não queira pode sempre escolher outra.
Francês, espanhol ou mandarim são as outras que mais abrem portas para mais vagas.

3. Capriche no Currículo
O que acontece em muitas empresas grandes é a pessoa do RH responsável por olhar nos currículos ter um monte deles para ver e acaba praticamente por se perder no meio deles.
É por esse motivo que você deve fazer um currículo que se destaque, tenha uma boa apresentação e dinâmica (existem hoje em dia alguns sites que têm Templates muito bons).
Não só a aparência é importante como também o conteúdo.
Coloque uma pequena descrição sua, os lugares onde já trabalhou, cartas de recomendação que possa ter, certificados de cursos ou formações que tenha tirado, etc…
Todas as coisas que ache relevantes para o emprego em questão deve incluir. No entanto se for para uma vaga de farmacêutico não tem que colocar lá o certificado de cabeleireiro…

4. Continue a sua Formação
Isto aplica-se bastante em alguns tipos de profissões, principalmente aquelas que são muito no meio digital, o qual está sempre a mudar e ter novas coisas.
Mesmo que agora esteja sem emprego, não deve desperdiçar as oportunidades que surgem de conseguir um pouco mais de formação e ficar a saber algo que não sabia e que pode ser importante para a sua profissão.
Muitas pessoas se queixam que os mais novos ficam com todos os empregos e talvez seja por isso mesmo… Porque eles têm o conhecimento atualizado e você ainda pensa e trabalha como faziam á 10 ou 20 anos.
Se atualize, aprenda e cresça profissionalmente.

E então, já ficou a saber um pouco mais sobre como arrumar um emprego mais facilmente e de forma rápida?


12 Comentários

  1. Adorei essas dicas, sempre achei super importante aprender outro idioma!
    Sem dúvidas, esse post é válido e muito interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei suas dicas!! Eu acho que é muito importante a pessoa ser pro-ativa, não ficar com vergonha nem de pedir, nem na hora h da entrevista. Falar bem e claramente é imprescindivel nestes momentos também.
    Bjs
    LetS
    www.leticiaseki.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, são todas extremamente importante. Quando fui atrás de emprego, o que me destacou foi o currículo, e não por ter trabalhado em muitos lugares, mas como eu foi montado. Emprego tá complicado então quanto mais formação..melhor

    ResponderExcluir
  4. Que dicas eiiin, muitos boas para quem ta querendo ingressar no mercado de trabalho. Principalmente em 2017 que as coisas estão cada vez mais difieis e um bom curriculo sempre faz total diferença e o principal nunca parar de aprender.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas indicações para quem está procurando uma colocação no mercado de trabalho, seja o primeiro emprego, seja um novo emprego. Gostei, especialmente, da dica de continuar estudando. Acompanhar os avanços tecnológicos que estão praticamente em todas as áreas de trabalho é essencial atualmente e muita gente fica para trás por não se preocupar com isso. Um ótimo post, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas.Meus próximo passo é aprender outra lingua, acho isso muito importante. Parabéns pelo post. Vai ajudar muita gente q esta desempregado. Sucesso! ❤❤

    ResponderExcluir
  7. Levei um tempo pra identificar o que havia de diferente nesse texto, até que notei: português de Portugal!
    Muito legal saber que as dicas atravessam o oceano e são totalmente válidas por aqui!

    Parabéns pelo post 😙

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, como vai?
    Gostei bastante do tema abordado, isso com certeza vai ajudar muitas pessoas que estão a procura de um emprego.Eu mesma sei o quando é complicado ate conseguir o meu primeiro estágio. beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post hoje em dia tá cada vez mais difícil de arrumar emprego e com essas dicas ai achei que vai facilitar muito porque são bem objetivas

    ResponderExcluir
  10. eu to precisando de emprego, adorei o post com algumas dicas. A gente sempre sabe o que fazer mas nem sempre faz né? Muito bacana, vou começar a seguir haha

    ResponderExcluir
  11. Eu já trabalho como estagiaria, mas gostaria muito de conseguir um emprego de carteira assinada, por isso já me cadastrei em todos os sites possíveis!

    ResponderExcluir
  12. Que dicas ótimas amore!
    Principalmente a parte de caprichar no curriculum, realmente é essencial.
    Eu quando estava a procura de emprego entrava em vários sites e sempre me registrava pra algo da minha area <3
    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir