Hoje, dia 1 de maio, é comemorado o Dia do Trabalho (Dia do Trabalhador, ou Dia Internacional dos Trabalhadores), e é uma data comemorada em diversos países.
Quase nunca faço postagens que sejam relacionadas com alguma data comemorativa, mas hoje vai ser diferente.

Apesar de querer pensar mais no agora, não consigo tirar meus pensamentos do futuro. Não trabalho ainda, "apenas" estudo, mas mal posso esperar pela hora de acabar a faculdade e arranjar o meu emprego. Acho que depois de tantos anos estudando, não me vejo mais na mesma rotina por tanto tempo, quero mudar, ganhar meu dinheiro e finalmente ter a minha independência.

Então hoje eu resolvi dividir alguns dos meus sonhos com vocês, sonhos em relação à vida profissional. Vou separar em tópicos para ficar mais fácil de entender.

1. Concurso Público
Desde sempre eu quero (ou queria) fazer um concurso público. Sempre pensei na estabilidade financeira que poderia ter se eu passasse em um concurso público, nunca pensei realmente no que eu queria fazer da vida, no que eu gostaria de fazer. Então meu plano número 1 sempre foi fazer uma faculdade somente para ter nível superior e depois estudar para passar em algum concurso público, assim como meu pai. Mas com as mudanças do novo governo, privatizações, e outras coisas que aconteceram na minha vida, essa minha vontade se perdeu e meu plano número um vem deixando de ser um plano.

2. Meteorologia
Para quem não sabe, eu curso meteorologia, e daqui a dois anos eu me formo (se tudo der certo, eu ouvi um AMÉM?). Então uma das possibilidades de carreira que poderei seguir é ser meteorologista. Porém, não é algo que eu quero de verdade. Não me entenda mal, eu gosto do curso, mas não sou apaixonada por ele, por isso não penso em seguir a área. Mas fica aí a possibilidade.

3. Experiência Internacional
Algo que eu venho procurando bastante é sobre a possibilidade de trabalhar no exterior por algum período. Queria muito que fosse nos EUA, mas com a rigidez do novo governo, a cada dia fica mais difícil ir para lá, então também penso bastante na Europa. Penso em algum trabalho como AuPair, estágio remunerado, trabalhar na Disney, ou qualquer coisa que me desse a oportunidade de trabalhar no exterior por um ou dois anos. É algo temporário mas que eu quero muito.

4. Idiomas
Um dos meus sonhos é trabalhar com idiomas. Penso muito em ser professora de português para estrangeiros. Você pode se perguntar "então porque você não fez letras?". Até pouco tempo atrás eu não tinha ideia do que eu queria fazer, fazem uns 2 anos desde que eu descobri quais são minhas vontades em relação à minha carreira. Quando eu fiz meu intercâmbio, tudo se clareou e eu descobri minhas paixões. Descobri que uma das minhas vontades é trabalhar com idiomas, seja ensinando, como tradutor, ou intérprete, é algo que eu quero muito fazer.

5. Área Acadêmica
Também já pensei em trabalhar na universidade como professora. Mas para isso, teria que fazer um mestrado e um doutorado, então isso depende bastante da minha vontade de continuar estudando assim que eu acabar a graduação. Mas isso é algo que eu considero bastante.

6. Sonhos
Tenho outros sonhos, como trabalhar na área de cinema, ser escritora, colocar uma loja de doces gourmet, e vários outros sonhos que parecem estar bem distantes.

Estou aberta a possibilidades, não tenho nada definido na minha vida, tenho vontades mas ainda não tenho um plano. No momento só quero concluir minha faculdade e decidir o que vou fazer da vida depois disso. Será que vou trabalhar no exterior? Trabalhar com meteorologia? Ser tradutora? Professora? Só o futuro dirá.

Quais são seus planos? No que você trabalha?
Tata.


13 Comentários

  1. MENTIRA que você cursa meteorologia? Estou de cara. A alguns anos atrás era o que eu queria fazer ♥ estou nessa de estar aberta a possibilidades e sonhos novos, apesar de já ter uma carreira. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Que legal você dividir seus sonhos conosco. Quanto a experiência profissional no exterior, acho que você faz muito bem em priorizar isso, pense na Irlanda do Norte, pois lá é possível estudar e trabalhar legalmente, enquanto estuda o inglês. Bjs

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que o seu plano ´´a´´ esteja deixando de ser um plano por causa do nosso governo, mas deixa eu te dizer uma coisa, ainda não é tarde para fazer outra faculdade. Acho que todo mundo tem seus medos e receios quando a questão é escolher o que quer fazer, imagina, você aos 17 anos ter que decidir a profissão da sua vida, sem nem conhecer o mundo ou saber direito das coisas. É muita responsabilidade. Eu queria fazer psicologia, acabei entrando em jornalismo e hoje faço Design de Interiores, mas, sinceramente, penso em fazer arquitetura depois e atuar nessa área. Que bom que você compartilho seus planos e sonhos com a gene, espero que consiga um trabalho temporário lá fora, ou que se torne professora, ou o que você quiser ser! O importante é ser feliz com nossa profissão!

    ResponderExcluir
  4. Eu curso Publicidade e tenho muita vontade em fazer um curso no exterior ou trabalhar lá, gosto de outras culturas e línguas! E eu achei muito legal você compartilhar seus sonhos, quase nunca vejo sonhos profissionais por aí e meteorologia é incrível ❤

    ResponderExcluir
  5. Tarsila, fiquei feliz em saber sobre os seus sonhos. Eu acho super vantagem ir para fora do país para estudar e trabalhar. São muitas oportunidades fora do Brasil e fora o idioma, que é sempre bom aprender outras linguas

    ResponderExcluir
  6. Tarsila, fico muito feliz em ler sobre seus sonhos e desejo que os realize, com uma carreira de sucesso, mas também gostaria de te dizer para não se pressionar ou mergulhar na infelicidade se não conseguir realizá-los, tudo tem seu tempo para acontecer. Ótimo post, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, como vai?
    Gostei bastante do post, bem como a elaboração do tema. Creio que um concurso público seja almejado por muitos inclusive eu! Mas é isso estudar ate passar! Sonhos agente realiza com o tempo. Lembrando jamais desista deles. beijos

    ResponderExcluir
  8. Sonhar é incrível mesmo e ter a oportunidade de realizar um sonho ainda mais incrível! É importante focar e não desistir nunca. ❤️

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Quantos sonhos e projetos você tem, com certeza vale a pena lutar por eles. Por mais que agora estejam longe, cada dia que passa você pode fazer algo para tornar isso mais real e trazer pra mais perto. É impossível? Não, não é. Basta trilhar um passo de cada vez. Espero que alcance todos os sonhos e volte aqui para compartilhar com a gente. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu tenho tantos planos, e costumo fazer uma lista, porque gosto de me incentivar visualmente ahahaha Algumas vezes eu mudo eles, mudo de ideia, mas sempre acho bom a gente listar e colocar metas, isso nos impussiona bastante

    ResponderExcluir
  11. Tarsila, fico feliz em você ter compartilhado conosco dos seus sonhos! Acho que trabalhar fora do país é uma oportunidade única e enriquecedora.
    Estou torcendo para que você consiga realizar tudo o que almeja.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que legal você compartilhando conosco o seu sonho, a sua forma de ver o mercado de trabalho e seus desejos. Super beijos

    ResponderExcluir
  13. Isso é muito importante! Faz parte da vida sonhar, querer realizar os sonhos, por mais que a gente imagine que sejam bobos, é muito importante pro nosso desenvolvendo pessoal. Os seus são maravilhosos! Vou torcer pra que você realize todos!!!
    Bjs
    LetS
    www.leticiaseki.com

    ResponderExcluir