Depois que decidi ser vegetariana, já ouvi várias pessoas falando que eu ia ficar fraca, doente, sem proteínas, não ia ter uma dieta saudável, e muitas outras coisas. Bem, claramente essas pessoas que me disseram isso não eram nutricionistas, e a maioria delas não possuíam uma alimentação saudável ou balanceada. Então, para ajudar essas pessoas, e outras que possam ter a mesma dúvida, trouxe algumas informações sobre proteínas para vocês. No final do texto estarão as principais fontes de onde tirei as informações.

O que são proteínas? 
"Proteínas são macromoléculas presentes nas células de praticamente todo o corpo humano. Elas são responsáveis por inúmeras funções, como o crescimento de unhas e cabelos, a reposição da pele e a construção de músculos.
As proteínas são compostas por uma sequência de aminoácidos, sendo que alguns podem ser sintetizados pelo organismo e outros precisam ser fornecidos via alimentação."

Fonte: http://vegnews.com/
Quais são os benefícios da proteína para o corpo?
Existem inúmeros benefícios proporcionados pela proteína, dentre eles estão o ganho de massa muscular, regeneração das fibras musculares, produção de anticorpos, formação do colágeno (prevenindo rugas e marcas de expressão), equilíbrio hormonal, entre muitos outros.

Quais os alimentos em que posso encontrar proteínas?
Existe um mito que somente alimentos de origem animal possuem proteínas. Porém, existem proteínas de origem vegetal. Aqui estão alguns dos alimentos, além de carne, frango, peixe e ovo que você pode encontrar proteína.
Fonte: https://juscelita.wordpress.com/2016/04/04/fontes-de-proteinas-vegetais/
1. Leguminosas, como grão-de-bico, todos os tipos de feijões, ervilha, lentilha, soja e favas: são ótimas fontes de proteína vegetal, vitaminas e minerais, como o ferro.
2. Tofu: obtido a partir da soja fermentada, é rico em proteínas e minerais, como cálcio, fósforo e magnésio.
3. Sementes de chia, linhaça, girassol, gergelim: fornecem boas quantidades de proteína, ômega-3 e vitaminas do complexo B. O gergelim é também excelente fonte de cálcio.
4. Cereais integrais, como o arroz, aveia, amaranto, trigo, quinoa, centeio: assim como as leguminosas, são boas fontes de proteína vegetal, fornecem vitaminas do complexo B, ferro e fibras.
5. Verduras de folhas verde-escuro, como couve, brócolis, escarola, rúcula e agrião são ricas em ferro.
6. Oleaginosas: castanhas, amêndoas, nozes, avelãs e macadâmias.

Enfim, se somente a carne fosse fonte suficiente de proteínas para o corpo humano, não se faria necessário a procura de suplementos alimentares, como os suplementos que a maioria das pessoas em busca de massa muscular tomam.

Você sabia dessas informações? O que achou? Possui uma dieta rica em proteínas? Deixe sua opinião nos comentários :)

Fontes:
http://querosaude.com.br/proteinas-beneficios-onde-encontrar/
https://www.tuasaude.com/beneficios-das-proteinas/
http://www.mundoboaforma.com.br/quais-sao-os-alimentos-que-substituem-a-carne/
https://www.natue.com.br/natuelife/alimentos-que-substituem-a-carne-quais-sao.html

Tata.


7 Comentários

  1. Adoro coisas saudáveis e ler sobre isto mais ainda.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse texto é maravilhoso...diz muita coisa. Também sou vegetariana e as pessoas não entendem como conseguimos nos manter saudáveis sem carne. Preciso compartilhar essa imagem.

    ResponderExcluir
  3. Que TOP, eu já tentei ser vegetariano e pretendo tentar novamente. Amei o artigo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. O povo fala o que não sabe rsrs eu estou no caminho de vegetarianismo, confesso que algumas coisas eu sentirei falta, mas como eu não sou muito chegada em carne desde sempre eu acho que fica mais fácil.

    ResponderExcluir
  5. Eu vejo muitas pessoas investindo no vegetariano.
    Eu tenho uma amiga que é. Eu nao sei se eu conseguiria ficar sem comer carne e peixe q sou viciada

    ResponderExcluir
  6. estou amando acompanhar deu blog, ne interesso muito pelo assunto. vc arrasa, bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu pensei que a carne tivesse bem mais proteína. Fiquei chocada.

    ResponderExcluir