Não sei se isso vai virar um hábito aqui, espero que sim. Fazia muito tempo que eu não lia um livro, estava sempre muito ocupada com a faculdade. Mas, graças a uma disciplina optativa de produção textual (amém optativa), tive que reler um livro para fazer uma resenha crítica. Então, resolvi aproveitar e fazer uma mini resenha para vocês. Espero que gostem.
Extraordinário é um romance escrito por Raquel Jaramillo, usando o pseudônimo R. J. Palacio. Publicada em 14 de fevereiro de 2012, conta a história de August Pullman, um garoto que sofre da síndrome de Treacher Collins, uma síndrome genética que causa uma severa deformidade facial. Por conta de sua síndrome que o causou diversas complicações médicas, Auggie, como também é conhecido, nunca frequentou uma escola de verdade. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência diferente, ele é um menino comum como todos os outros. O livro Extraordinário é dividido em oito partes, e cada uma delas é narrada da perspectiva de Auggie ou de algum de seus familiares e amigos.

O livro começa com Auggie falando um pouco de si mesmo, e dizendo que sua aparência não é muito comum. Ele fala sobre sua infância, e como se acostumou a conviver com os olhares das pessoas. Quando seus pais decidem matriculá-lo na escola, August não fica muito feliz com a ideia, mas depois de uma conversa, aceita e resolve tentar. Sua adaptação não é nada fácil, muitas pessoas ainda não tinham visto seu rosto, e por várias semanas ele tem de lidar com os olhares assustados. Na escola, ele faz amigos como o Jack Will e a Summer, e conhece pessoas não tão legais assim, como o Julian. O livro também mostra a história na visão de  Olívia, também chamada de Via, sua irmã, que teve que amadurecer cedo por conta da síndrome do irmão, e mostra como ela tem que lidar dia a dia com isso. Também conhecemos a perspectiva de Jack Will, Summer, Justin (namorado de Via) e Miranda (amiga de Via).

Extraordinário é um livro fascinante, de leitura fácil, rápida e leve, que flui naturalmente e nos faz refletir ao final de cada página. Os personagens nos cativam, e conseguimos conhecer um a um. O livro cumpre seu papel quando nos faz pensar nas nossas vidas, e como não damos importância aos detalhes maravilhosos e simples da vida. Nos passa uma mensagem sobre amizade e gentileza. Uma obra emocionante, que nos ensina muito sobre a vida e que deveria ser lido por crianças e adultos, independente da idade. 

Você já leu esse livro? O que achou?
Tata.


15 Comentários

  1. Parece ser bem gostoso de ler. Uma das minhas paixões é a leitura, mas quase não leio porque tenho um filho pequeno agora que ocupa quase todo meu tempo. Vou pegar suas indicações e me esforçar para voltar a ler com frequência.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ainda não li, mas ele já está na minha lista a algum tempo... Estou louca para lê-lo, acho que vou passar na frente dos outros rs... Que bom que vc está voltando a ler, espero que crie o hábito e leia sempre, é maravilhoso 😍😘!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu amo ler resenha de livros, pois me incentiva a querer ler mais e mais, eu já tinha ouvido falar desse livro mas agora estou com muita vontade de ler, achei a história fascinante, amei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Eu amoooo esse livro, é um dos meus preferidos da vida! Adorei sua resenha! Gosto de ler livros que me impacta de alguma forma, que deixe uma mensagem, igual esse. Já quero o filme <3

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a resenha. pois conta as difuculdades que ele passa.
    e como e lida com isso. fiquei curiosa para ler. https://alittlegirllol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já me bati com esses livro diversas vezes em lojas físicas e online, confesso que sempre fico na dúvida se compro ou não, principalmente depois do lançamento dos trailers. Sua resenha me deixou ainda mais na dúvida, dessa vez, pendendo para o lado que quer comprar HAHA post muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Adoro ler e adorei sua resenha. Fiquei curiosa para ler esse livro. Ja querooooo. Sucesso. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Tarsila estou doida pra ler esse livro, principalmente, porque mês que vem lança o filme. Acredito que esse é um daqueles livros que faz com que a gente repense como que lidamos com o "diferente".

    ResponderExcluir
  9. Oi Lindona ainda não li este livro, mas fiquei com vontade, gosto muito de ler, mas confesso que esses dias não tenho lido muito...Já quero... Sucesso! Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Menina, adorei a resenha! Estou querendo muito ler esse livro antes de assistir o filme! Dizem que é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  11. adorei a resenha, adoro esse tipo de história que acaba fazendo a gente repensar nossas atitudes e preconceitos, vc está de parabéns a resenha ficou ótima , leia mais e escreva mais é sempre um prazer embarcar no mundo da leitura

    ResponderExcluir
  12. Eu juro que vi um trailer com algo parecido sobre essa história, e fiquei super curiosa, mas lendo o livro é sentir uma coisa diferente, imaginar, gostaria de ler, fiquei super curiosa.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro está na minha lista de compras para o black friday rs Já li muitas criticas positivas quanto a ele e como vc disse é uma leitura fácil e fluida. Se eu não me engano tem um filme baseado nesse livro.

    ResponderExcluir
  14. Parece bem legal, fiquei curiosa para ler!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu queria muito ler, pois achei de uma sensibilidade muito grande a escrita desse livro. Ótima resenha, me deu vontade de ler haha. Sucesso!

    ResponderExcluir