Uma das minhas metas, esse ano é ler pelo menos 10 livros. Então, nada mais justo do que fazer resenha de todos os livros que postem para você. O primeiro livro do ano é Auggie e eu, da autora R. J. Palacio. Já tenho esse livro na minha estante a um tempo, mas nunca é uma oportunidade de ler. Como uma adaptação de Extraordinário estreou em dezembro de 2017, resolvi ler o livro Auggie e eu, que é uma extensão do universo de Extraordinário, livro cujo resenha foi uma primeira postagem aqui no blog. * Você pode encontrar um resenha clicando aqui. *
Auggie & Eu é uma extensão do romance Extraordinário, ambos escritos por Raquel Jaramillo, usando o pseudônimo R. J. Palacio. Publicado em 20 de novembro de 2015, o livro e narrado por Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, os quais falam sobre seus encontros e desencontros com agosto em três contos diferentes.

O capítulo do Julian é o capítulo pelo qual eu mais esperei, pois mostra o lado da história do Julian, o menino responsável pela maioria dos atos de bullying contra Auggie na escola. Começamos a entender os que ele pensava quando fazia tudo aquilo com o August, o que ele sentia, e se ele realmente era uma criança má. O conto também dá um desfecho na relação entre Julian e Auggie,o que aconteceu depois de todos aqueles episódios de bullying e após o fim do ano letivo. 

O segundo conto, Plutão, é narrado por Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Se conheceram desde os primeiros dias de vida, e continuaram amigos desde então. Eles se distanciam depois de um tempo, mas apesar disso, compartilham memórias da infância feliz em que eles passaram juntos. Chris intercala o conto entre o momento presente e alguma lembrança do passado, várias delas com a presença do Auggie. Aprendemos que boas amizades sempre valem um esforcinho a mais.

Shingaling é o ultimo conto do livro e é contado por Charlotte, uma menina certinha que foi uma das três crianças escolhidas para fazer parte do "comitê de boas-vindas", criado para mostrar a escola a Auggie e fazer sua chegada ser menos impactante. Apesar de pouco aparecer na história de Charlotte, vemos como Auggie influenciou no universo das garotas e como a relação entre elas foi afetada. E também vemos o que acontecia no mundo das meninas na escola, uma visão pouco explorada no livro Extraordinário.

Auggie & Eu é um ótimo livro, de leitura rápida, leve e fácil, assim como Extraordinário. Os personagens mostram suas personalidades e nos prendem em suas narrativas, cada um com seu jeitinho particular. Conseguimos entender cada um deles, e os motivos das suas ações, mesmo que não concordemos com elas. Uma grande obra, que não deixou nada a desejar, indicado para todos aqueles que leram Extraordinário e querem matar um pouco da saudade daquele universo magnífico.

Já leram o livro? E Extraordinário? O que acharam?

Tata.



6 Comentários

  1. quero ler ainda extraordinário, pra depois partir pra esse!

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, bem completa! Eu ainda não li Extraordinário, apesar de ter interesse. Não é bem o meu tipo de leitura preferido, então acabo sempre pegando outro livro e deixando ele para depois.

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler esse livro, esperando sobrar uns temer para poder comprá-lo. Extraordinário é de longe meu livro favorito, estou querendo reler, mas minha irmã pediu emprestado. Assim que voltar pra mim vou ler novamente. Adorei sua resenha, só me deixou ainda mais com vontade de ler.

    Beijos.
    https://spkyjmchrstms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre fico morrendo de amores pelas resenhas e com vontade de ler/tero livro, mas na minha cidade não tem uma livraria coleta :(, mas ja deixei na minha listinha de livros e vou comprar assim que for na capital♥

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nada esse ano e preciso fazer minha listinha de livros. Esse eu não conhecia mas parece bem interessante. Depois vem contar. bju

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre tive uma enorme curiosidade em ler Extraordinário e agora com esses outros me deu mais curiosidade ainda.
    Sua resenha ficou excelente.
    Sou apaixonada por leitura.
    Beijinhos e Sucesso.

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir