Gosto muito de falar, tanto na vida quanto no blog, sobre temas diversos e atuais os quais acho importantes no cotidiano dos jovens e adultos de hoje. Pensando nisso, resolvi criar uma nova "tag" aqui no blog chamada "Tá falando sério?".
Essa tag consiste em, na última postagem do mês, falar sobre algum tema atual, algumas vezes polêmico, como autoaceitação, preconceito, racismo, feminismo e temas relacionados.
Vou explicar um pouco sobre do que se trata o tema e mostrar minha visão sobre ele.

O primeiro tema é a autoaceitação.

O que é?
A autoaceitação é ter a consciência do que você realmente é, do seu jeito de ser, sua personalidade e suas  características, e aceitar-se dessa forma.

Muitas pessoas pensam que essa autoaceitação tem a ver com o ato de resignar-se, ou seja, conformar-se. Mas não é bem assim.

Um exemplo bem prático de autoaceitação: eu tenho uma testa relativamente grande. Sempre tive problemas em aceitar o tamanho da minha testa e já ouvi piadas de outras pessoas em relação à ela. Usava franja para esconder e não tinha liberdade de usar o cabelo da forma que eu me sentia melhor.
Porém, quando entendi que o tamanho da minha testa era apenas uma característica minha e não existia nada de errado nisso, minha autoestima melhorou muito, tenho mais liberdade em usar meu cabelo da forma que tenho vontade, e a opinião dos outros já não tem tanta importância. Me sinto livre e feliz.

Fazer uma autocrítica é muito importante quando se trata de autoaceitação. Saber nossos defeitos e qualidades, e saber que podemos sempre melhorar é uma ótima forma de trabalhar a nossa autoestima e nos aceitarmos.

Não devemos nos comparar a ninguém, cada pessoa possui características diferentes, e todos nós somos perfeitamente imperfeitos. Não somos melhores nem piores que ninguém, apenas possuímos peculiaridades distintas.

Autoaceitação é algo que deve ser praticado e incentivado. Não é fácil, mas é possível.

E você? Já se autoavaliou? Acha que deve praticar a autoaceitação?
Eu tenho muito o que praticar!

Tata.





9 Comentários

  1. Adorei seu conceito de aceitação, realmente devemos nos aceitar como somos e se algo nos incomoda é claro que devemos achar uma maneira de melhorar, mas de uma maneira de aceitação, fazer algo que faz bem a você e não aos olheiros.
    Adorei essa TAG.
    BEijos boa semana
    Bella Página

    ResponderExcluir
  2. Adorei demais a postagem e tá falando sobre algo que to passando na minha vida , que me aceitar como eu sou e em outros aspectos também.. parabéns pelo assunto

    ResponderExcluir
  3. Não tem sensação melhor que esta... se aceitar é necessário para pensarmos sempre em ir para frente!!! Muito bom seu post!! <3

    ResponderExcluir
  4. Admito que ainda sofro um pouco de baixa autoestima. A aceitação do nosso corpo é muito difícil diante dos padrões idealizados. Muito bom seu texto!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei do post, sempre sofri com baixa autoestima e foi e ainda é muito difícil pra mim me sentir bem comigo mesma, por conta desses posts e videos eu to melhorando bastante.

    ResponderExcluir
  6. adorei a tag,isso e super importante sabia..quando era mais nova tinha muita colega com problema de autoaceitação...pq queriam ser igual as outras..eu sempre fui eu mesma...se gostava de uma coisa usava nem ligava..eu fui feliz..!!

    ResponderExcluir
  7. Perfeito seu post! E uma dica valiosa pra muita gente. No ffundinho todos tem algo em que se sente desconfortável e que na verdade só precisa de ma autoaceitação!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Gostei muito dessa reflexão. As vezes dizemos que gostamos de nós mesmos mas vivemos nos criticando, colocando defeitos em nossa aparência, e sempre encontrando pessoas melhores que nós. É importante nos conhecer, saber nossos defeitos e buscar ser nossa melhor versão. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Amei o post! Acho que a autoaceitacao é uma grande passo na vida de toda pessoa! Devemos nos amar e nos aceitar do jeitinho que somos

    ResponderExcluir