Quando vamos ao supermercado e lemos rótulos de embalagens, nos deparamos com frases como "contém leite","contém ovos" ou "pode conter traços de leite", "pode conter traços de soja". Mas o que isso significa?

Eu estava assistindo uns stories no Instagram de uma vegana que acompanho, a Renata Meirelles do @aprendendoaservegana, e ela tocou no assunto do "contém e pode conter" e o que realmente significava isso.

Fonte: Breathe Heavy
Em junho de 2015 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, aprovou uma resolução sobre 17 principais alimentos que causam alergias, e com isso todas as embalagens de alimentos devem ter uma advertência destacada logo após a lista de ingredientes do produto.
Os ingredientes alergênicos são: Trigo, centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas; crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas, além de látex natural.

Quando na embalagem do produto está escrito "contém ovos", por exemplo, isso quer dizer que aquele produto foi produzido com ovos, ou seja, um dos ingredientes utilizados na receita daquele produto foram ovos.

Já quando está escrito na embalagem "pode conter traços de leite" ou "pode conter leite", por exemplo, significa que houve ou pode ter havido uma contaminação cruzada entre produtos, ou seja, o produto não foi produzido com aquele alimento alergênico.
"A contaminação cruzada é aquela que resulta do transporte de microrganismos de um alimento para outro, não contaminado. A contaminação cruzada pode ocorrer através dos equipamentos e utensílios, usados durante a manipulação dos alimentos, mas também, através dos manipuladores (mãos e vestuário de protecção)." Fonte: Inesting.org

Então, posso ou não posso comer produtos que possam conter traços desses ingredientes?
Se você tiver alergias severas, o ideal é que você não consuma esses alimentos.
Se você for intolerante, converse com seu médico ou nutricionista. No meu caso, que sou intolerante à lactose, não tenho nenhum problema quando consumo alimentos com traços de leite, mas prefiro sempre evitar.
Se você for vegano, depende do seu ponto de vista, acho que essa questão é algo muito pessoal. O "pode conter" pode significar que aquela empresa também produza alimentos não-veganos, como pode significar que aquele produto foi armazenado de forma inadequada junto com um produto não-vegano.

Na minha opinião, eu acho que não existe muito problema em comer produtos que possam traços de ingredientes derivados de animais. O ideal seria não comer, e evitar tudo na medida do possível, mas quando não tem como evitar, não acho que você vai deixar de ser vegano e lutar pela sua causa por causa disso.

Fontes: Vista-se, ABIQ, Lactose Não, Neoprospecta.

Tata.



5 Comentários

  1. Boa noite, como vai? Eu achei super interessante a sua informação, confesso que não observo bem essas informações para poder ingiro alimentos

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante seu post , eu sou daquelas pessoas que evita ao máximo , usar algo da indústria mais quando uso sou a louça que ler tudooo da embalagem rsrsrs e ser der para eu evitar comer eu evito , ou se não procuro outro produto ! Mais gostei muito do seu post e ficou sensacional seu ponto de vista !

    ResponderExcluir
  3. Que interessante esse post... sou vegetariana e tenho muitos amigos veganos que consumem algumas coisas que contém traços de derivados e não tem problema. Também não vejo problemas nisso.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a matéria, super informativa. Ótima para veganos usarem como base e informação na hora de consumir determinados alimentos. Muito bom!

    Parabéns pelo post. :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não presto muita atenção não. Bem informativo o post.
    Bjus, May

    ResponderExcluir