Primeiramente, eu vim aqui em busca de ouvir opiniões e abrir uma discussão saudável sobre esse assunto bastante delicado que é o teste de laboratório em animais.

Fonte: http://lunabell12.tumblr.com/
Sabemos que animais são usados como cobaias para diversos testes de laboratório, tanto de teste de medicamentos, quanto de testes de cosméticos, produtos de limpeza, etc.
Animais como camundongos, coelhos, porquinhos-da-índia, cachorros, e outros, são alguns dos utilizados pelos cientistas para que tais testes sejam feitos. Os animais são criados em viveiros e são sacrificadas após os estudos serem realizados.

Existem dois principais lados com opiniões distintas sobre esses testes.
O primeiro lado é o dos defensores dos animais que acham esses testes desnecessários e cruéis, e que poderiam existir outras formas de testes sem o uso de animais.
O segundo é o dos cientistas, que afirmam que os avanços da medicina seriam prejudicados caso não houvesse o uso dos animais nesses testes.

Alguns importantes avanços médico-científicos foram feitos sem a experimentação em animais, como a descoberta do Raio X, isolamento do vírus da AIDS, desenvolvimento de vacinas como febre amarela, entre muitas outras descobertas incríveis.

Outro ponto é que muitas faculdades na Europa não utilizam mais os animais como objeto de estudo, nem mesmo em matérias práticas. Nos EUA, 70% das faculdades de medicina, incluindo Havard, Stanford e Yale, não utilizam animais vivos em suas aulas, e acham desnecessários os laboratórios com animais vivos para treinamento médico. 

Eu, como não sou conhecedora da área médica, não sei se posso falar muito a respeito desse assunto com propriedade, porém posso dar minha opinião. 
No meu ponto de vista, testes em animais para a produção de cosméticos e produtos de limpeza são absurdos, pois esses produtos não são de necessidade do ser humano, e sim apenas para alimentar o ego e a vaidade
E, como existem produtos feitos a partir da não utilização desses métodos cruéis, por que deixar liberado os testes em animais para tais fins? A Lola Cosmetics, por exemplo, é uma marca de produtos de cabelo maravilhosa, com produtos de ótima qualidade, mas não utilizam ingredientes derivados de animais nem os testes são feitos em animais. Outras marcas como Vult, Niely e Granado também são livres desses testes.
Marcas de produto de limpeza como Ypê, Assolan, Atol, Tixan, entre outras, também não fazem testes em animais, e são facilmente encontradas em supermercados comuns a preços acessíveis.

Em relação aos testes de medicamentos, não sei ainda o que pensar, porém creio que há sim maneiras de avançar com a medicina sem a utilização de animais para isso. 
Então, de maneira geral, eu sou contra os testes de laboratório em animais.

E você? O que pensa sobre isso?

FontesPEA, Mundo Estranho.

Tata.


3 Comentários

  1. Eu concordo com a sua opinião, se há meios de ser feitos os produtos sem usar os animais eu apoio não ser feito! Quanto aos medicamento é realmente complicado não sei o que pensar, mais a ciência poderia ter uma solução pra isso 😞

    ResponderExcluir
  2. Esse é um assunto bastante delicado de se tratar não é mesmo? Mas, precisamos...
    Assim como você também não sou conhecedora do assunto tão afundo, mas não acho certo nem justo que os animais sejam usados para testar quaisquer coisa que seja, existem outras maneiras de se fazer isso sem ter que sacrificar um bichinho. É bem triste ver a que ponto chega a ganância do ser humano... :(

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm acho que usar os animais para testes de cosméticos é um absurdo! Não traz benefícios fisiológicos pra ninguém, é só estética. Mas, com relação às vacinas, o uso dos camundongos, ratos de laboratório, já se mostrou bastante necessário. Eles são criados em laboratório exatamente pra isso. Eu já trabalhei em lab, e ficava com dó, mas até agora, não tem outro jeito de testar as quimioterapias e drogas.

    ResponderExcluir