Antes de ir para Brasília, estava vendo uns roteiros e decidindo quais lugares eu poderia ir durante a minha estadia lá. Como já disse em outras postagens, fui para estagiar, e não para turistar, mas claro que pude aproveitar alguns dias.

Par ficar de uma forma mais visual, fiz uma lista de lugares que fui:

1. Memorial JK
2. Parque da Cidade Sarah Kubitschek (Expotchê)
3. Catedral Metropolitana de Brasília
4. Museu de Valores
5. Congresso Nacional
6. Espaço Lúcio Costa
7. Praça dos Três Poderes
8. Pontão do Lago Sul
9. Palácio do Itamaraty
10. Torre de TV
11. Santuário Dom Bosco

Não fui em alguns lugares como o Parque Ecológico Dom Bosco porque ficavam muito 'contra-mão' de onde eu estava e das minhas programações, e por falta de tempo livre não fui em lugares tipo o Palácio da Alvorada, pois lá eles só abrem para visita das quartas-feiras.

Vou dividir a postagem em duas partes, falarei dos 5 primeiros pontos na postagem de hoje, e em outra postagem falarei dos outros 6 pontos.

1. Memorial JK

Memorial idealizado por Sarah Kubitschek e inaugurado em 1981, com o objetivo de  homenagear e contar a trajetória política do presidente da república que construiu Brasília, Juscelino Kubitschek. Projetado por, nada mais nada menos do que o arquiteto Oscar Niemeyer. A câmara mortuária com os restos mortais do presidente JK está no memorial.

Eu adorei o museu, passei bastante tempo lá dentro, tem muita coisa interessante pra ver, e a parte que eu mais gostei foi, sem dúvida, a biblioteca particular que é uma reprodução da biblioteca do antigo apartamento de JK, e o museu no primeiro andar.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h.
Entrada: R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes e idosos).
Site: http://www.memorialjk.com.br/pt/

2. Parque da Cidade Sarah Kubitschek
O maior parque urbano do mundo, ultrapassando o famoso Central Park, com 420 hectares. Possui diversas atrações como playground, parque de diversões (Nicolândia Center Park), kartódromo, ciclovia, quadras de esporte, pista de skate, lago, praça das fontes, área de hipismo e restaurantes, etc. 

Claro que não tive tempo para andar nele completamente, e nesse dia estava tendo uma exposição que resolvemos ir, a Expotchê, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Andamos ao redor do parque, fomos até o lago, vimos muita coisa legal por lá. 

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 5h às 00h.
Entrada: gratuita.

3. Catedral Metropolitana de Brasília
A Catedral de Brasília foi o primeiro monumento da capital federal, também projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Tem uma área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam 16 colunas de concreto. Dentro da catedral há 3 anjos suspensos por cabos de aço, e algumas esculturas como a Réplica da obra de Michelangelo, A Pietà.
Achei a catedral incrivelmente linda, por mim passaria o dia todinho lá dentro só olhando ao redor. Vale a pena conhecer, mesmo se você não for religioso.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 18h.
Entrada: gratuita.

4. Museu de Valores
Museu que conta a história da moeda desde o Brasil Colonia, localizado no Banco Central do Brasil.  Possui uma das mais completas coleções de moedas e cédulas brasileiras, com exemplares raros; e também uma coleção de moedas e cédulas estrangeiras. Também podemos encontrar exemplares de barras de ouro, pepitas, materiais e utensílios utilizados no garimpo, inclusive a maior pepita em exposição do mundo, encontrada na Serra Pelada
No o oitavo andar do prédio do Banco Central há uma galeria de arte, com quadros de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral (nome mais bonito do mundo, haha), Portinari e outros artistas. 

A visita ao museu é muito interessante e rica. 
Ah, e você ganha uma moedinha de souvenir do museu para levar de lembrança.

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h.
Entrada: gratuita.

5. Congresso Nacional

O Congresso Nacional é o prédio que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Na visita guiada, com duração de aproximadamente uma hora, conhecemos um pouco mais sobre o Poder legislativo brasileiro.

Na visita vamos ao Plenário do Senado, Plenário da Câmara dos Deputados, aos Salões Verde e Azul, ao Túnel do Tempo do Senado e ao Salão Nobre da Câmara dos Deputados. É muito interessante conhecer mais onde são feitas todas aquelas votações de ementas e leis. A visita é bem mais legal para quem conhece um pouco mais sobre política. Ah, visitas nas quintas-feiras devem ser agendadas.


Horário de funcionamento: segunda, quinta à domingo e feriados, das 9h às 17h30.
Entrada: gratuita.

Vocês já conheciam algum desses lugares? Tem curiosidade em conhecer?

Tata.



4 Comentários

  1. Nossa quantas opcoes lugares lindos nao conheco mas quando eu for ja tenho roteiro

    ResponderExcluir
  2. Poxa muito legal a riqueza de detalhes que vc trouxe em seu texto, quem vê não imagina que Brasília tem tanta coisa assim, além das bebidas maravilhosas que vc postou outro dia é bem legal esses pontos turísticos também, beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Estou passando umas férias em Brasília, desses lugares que você mencionou só conheci o Pontão do Lago Sul e o Parque da Cidade, todos lugares lindos. Ainda pretendo conhecer os outros lugares que você mencionou.
    Bjs..

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive vontade de viajar para Brasilia acredita!Uma pena que não tive oportunidade !Mas já salvei sua lista, amei os lugares que você visitou.

    ResponderExcluir